Juntar dois ou mais animais numa Box, nem sempre é um processo fácil. Dependendo do temperamento de cada um, pode demorar bastante tempo.
Por outro lado, há cães que permanecem na mesma box, com o mesmo parceiro, durante anos. Quando um deles é adotado, ou eventualmente morre, é muito complicado arranjar novo parceiro para aquele que fica e que nunca foi habituado a socializar com outros animais.
Os passeios fora do canil, são extremamente importantes por várias razões:
Em primeiro lugar, ajudam os animais a socializar uns com os outros.
Fora dos muros do canil, estão sujeitos a mais estímulos – cheiros e espaços diferentes, ficando menos focados no cão que lhes é apresentado! Além disso, estes momentos fora do canil ajudam a reduzir o stress a que estes patudos estão sujeitos. É sempre bom vê-los regressar felizes por terem ido passear, e agradecerem com uma grande lambidela estes momentos especiais!
Os passeios são ainda importantes para os ajudar a perder medo de sair do canil. Alguns deles passaram maus bocados antes de aqui chegarem. Tudo o que está fora dos muros do canil assusta-os. Aqui, sabem que estão seguros, lá fora não sabem o que os espera! Alguns deles chegam a fugir para voltar para o canil, quando são adotados! Deixa-nos felizes saber que sentem a nossa falta, mas o objetivo é arranjar-lhes uma família!
Tudo isto exige tempo, e um grande número de voluntários que no final de cada dia e/ fins de semana, assegurem estes passeios e façam os nossos patudos mais felizes.
A paga, é sempre um sorriso na cara destes patudos, e um monte de lambidelas a acompanhar o processo
(Mila e Ninja – passeio com o padrinho)