O Paquito chegou à AFAMA há pouco mais de um ano, quando foi encontrado abandonado nos Flamengos. Ele tinha 13 anos e achamos que terá aproveitado bem a maior parte de sua vida, porque sempre parecia querer voltar para ela.

Desde o início ele olhava ansiosamente através da rede do abrigo e algumas vezes mordia as trelas quando era brevemente deixado sozinho no carro ou amarrado fora do abrigo. Algumas das suas tentativas de fuga deixaram dois voluntários completamente exaustos após a perseguição dele! Embora sempre gostasse de passear, ele queria sempre mais. Ele queria a sua liberdade.

O Paquito era um cão amigável tanto com as pessoas como com outros cães, e tinha uma energia e um entusiasmo pela vida que nos animavam. Ele olhava maravilhado para o mundo enquanto andava de carro, com um enorme sorriso no rosto e os olhos brilhando.

Então, de repente, o seu andar habitualmente jovem tornou-se mais rígido e, ao longo de algumas semanas ele desenvolveu artrite que se tornou grave. A medicação deu-lhe mais tempo e ele desfrutou de um passeio final maravilhoso antes de se tornar óbvio que, embora quisesse viver, o seu corpo só lhe causaria dor ao tentar realizar os desejos do seu espírito.

Tivemos que nos despedir dele demasiado cedo, mas o nosso Paquito partiu em paz em direção ao que sempre quis – a sua liberdade…