A Mali tinha apenas 1 ano de idade quando veio para nós do CROA, há 9 anos. Às vezes era um pouco reativa com outros cães quando era mais nova por isso encontrar-lhe um companheiro foi um desafio. Mas o Maxi conseguiu conquistá-la, tornou-se o seu par ideal. As suas pequenas brigas na box eram bem conhecidas dos voluntários – brigas de amor! Lá fora, eles brigavam pela atenção dos voluntários.

Um dia notámos uma fraqueza súbita nas pernas traseiras da Mali. Ela tinha apenas dez anos. Os medicamentos permitiram-lhe ganhar algum tempo e os mimos diários dos voluntários, mas não havia cura. Ela desenvolveu também um pequeno tumor na pata.

Apesar das suas doenças, a Mali continuava a ter olhos brilhantes e afetuosos, o que nos dificultou saber a altura certa para a deixar partir. Ela suportou todas as dores que teve sem a mínima queixa…

Quando a sua última briga com o Maxi foi demais para ela, tiveram que ser separados.

A hora dela tinha chegado. O destino concedeu aos amigos de longa data a oportunidade de se despedirem – quando a Mali saiu da sala de recuperação para começar a sua última viagem, o Maxi estava à sua espera na relva… Através da rede eles fixaram os olhos e tocaram os narizes, e com amor a nossa Mali fez a sua última caminhada em paz.