facebooklogoen-flag3

Quem somos e o que fazemos?

A AFAMA – Associação Faialense dos Amigos dos Animais, é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, sedeada na Canada dos Arrendamentos, Santa Bárbara, Angústias, Horta.

A associação gere um canil, localizado na Canada dos Arrendamentos, onde alberga cerca de 100 animais.

Foi constituída em 12 de Março de 1999 por escritura lavrada no Cartório Notarial da Horta e registada sob o número 1207, publicada no Jornal Oficial número 9, III série, de 17/05/1999, com o certificado de admissibilidade da denominação adoptada emitido pelo Registo Nacional de Pessoas colectivas, e cartão de pessoa colectiva número 512 049 750, do qual consta a CAE 91333.

A AFAMA tem por objectivo a “defesa e protecção dos animais com vista a melhorar por todas as formas ao seu alcance, as condições de vida destes”.

A AFAMA vem constatando, com grande preocupação, um crescente número de animais, nomeadamente cães e gatos, abandonados e/ou vadios na ilha do Faial.

Os animais nestas condições, causam situações sociais desagradáveis e susceptíveis de configurar um grave perigo para a ordem e saúde públicas. Cães e gatos errantes podem ser veículo de doenças e por vezes chegam mesmo a atacar gado e animais selvagens (por exemplo: ninhos de aves marinhas), pondo em perigo os bens de alguns particulares e o património natural de todos.

A AFAMA tem procurado promover o controlo do crescimento populacional de cães e gatos, na medida dos fracos recursos financeiros de que dispõe, efectuando campanhas de sensibilização junto da população da ilha do Faial e esterilizando cães e gatos sempre que possível.